Coordenado pelo Climate-KIC, maior comunidade europeia de Pesquisa e Investimentos no Combate a Mudanças Climáticas, os CLIMATHONs acontecem em mais de 60 países, 100 cidades, envolvendo +4.500 participantes ao longo do ano.
Em Boa Vista a prefeitura irá realizar o primeiro Climathon da região Norte, convidando especialistas, pesquisadores e empresários envolvidos com a questão climática para, junto com a comunidade local, desenvolver projetos e elaborar um documento que ajude a direcionar os estados amazônicos a buscarem uma solução sustentável que garanta o desenvolvimento local.
Participação Indígena
Para o Climathon em Boa Vista iremos convidar as etnias indígenas do estado: Ingarikó, Jaricuna, Karafawyana, Katuena Makuxi, Mahayana, Taulipáng, Uaimiri Atroari, Wai-Wai, Wapixana e Yanomami. Segundo o Censo 2022, Roraima possui 15,29% de indígenas, percentualmente a maior população autodeclarada indígena de todos os estados brasileiros, sendo a quinta em números absolutos. Com 46% da área de terras demarcadas, 73,38% desta população vive em terras indígenas, sendo as duas maiores populações absolutas do país os residentes nas Terras Indígenas Yanomami e Raposa Serra do Sol. Por estas características Roraima é um estado que precisa se preparar para lidar com as questões indígenas e de conservação dos biomas, pois mesmo sendo o estado com a menor população absoluta do país, ainda assim é o que teve o maior crescimento populacional.
Boa Vista é a segunda capital com maior número de indígenas, possuindo a maior população absoluta entre os municípios do estado e está entre os dez municípios com maior população absoluta indígena do país.
Como superar crises, dificuldades e construir um futuro para que todos os povos possam viver na Amazônia sem destruição, confrontos ou mortes?
Com essa filosofia é que cada etnia de Roraima será chamada para pensar o desenvolvimento de seus povos, suas culturas, como forma de aprimorar o combate à emergência climática.
Em paralelo ao Climathon, serão apresentados produtos e atividades culturais das comunidades, difundindo a cultura das etnias. No espaço terá a exposição de artesanatos e comidas típicas que serão vendidos aos participantes, que poderão fechar acordos comerciais para revender os produtos das comunidades.
Sobre
CLIMATHON – Expo Povos Originários – Boa Vista
Quando: De 25 a 26 de novembro de 2023
Local: Teatro Sion, Waldner Jorge Ferreira da Silva, 147 - Caçari, Boa Vista - RR
Público: estimado 100 a 150 participantes.