Boa Vista Junina

BOA VISTA JUNINA 2022 - Maior Arraial da Amazônia encerra com premiação das quadrilhas campeãs

Por Ana Gabriela Gomes

19/06/2022 - Última atualização 19/06/2022

Se a maior emoção a gente costuma deixar para o final, no Boa Vista Junina 2022 não podia ser diferente. A última noite do Maior Arraial da Amazônia foi marcada pela premiação e apresentação das 4 quadrilhas campeãs dos grupos Especial, de Acesso e Emergente. Sim, quatro! Este ano, pela primeira vez, a Zé Monteirão e a Explosão Caipira conquistaram o primeiro lugar pelo grupo Especial.

A premiação ocorreu por volta das 21h30, no tablado da Arena Junina. Os troféus foram entregues pelo prefeito, Arthur Henrique, o vice, Cássio Gomes, e a secretária de Gestão Social, Janaína Pimentel. Receberam a premiação os representantes das quatro campeãs. Devido ao empate, as duas campeãs decidiram dividir o trófeu. Durante seis meses ele fica com um grupo, depois mais seis meses com o outro.

O empate do grupo Especial, de fato, ocorreu entre três grupos: Zé Monteirão, Explosão Caipira e Eita Junino, que alcançaram 269,7 pontos. O diretor do Concurso de Quadrilhas, Chiquinho Santos, explicou que para o desempate, conforme o regulamento, foram considerados 9 quesitos divididos em 3 grupos: A (animação, animador, coreografia); B (casal de noivos, casamento e figurino) e C (criatividade, desenvolvimento do tema e repertório).

Nos quesitos do grupo A, a Eita Junino foi quem obteve menor nota, portanto, foi desclassificada. “As outras duas, no entanto, empataram em todos os quesitos. Via regulamento, só um sorteio definiria a campeã. Contudo, as presidentes de ambas se uniram e solicitaram que o primeiro lugar fosse dividido. Os jurados aprovaram e pronto”, esclareceu.

A Zé Monteirão, que foi a campeã do último Concurso presencial, em 2019, apresentou o tema “Do fim ao recomeço”, levando ao público uma reflexão sobre recomeçar diante das dificuldades devido à pandemia da Covid-19. O noivo Davi Araújo disse que a emoção é equivalente a um bicampeonato, mesmo com o intervalo causado pela pandemia.

Davi e Ana Flávio são os noivos da quadrilha Zé Monteirão

“Antes de 2019, nós estávamos há 15 anos sem ganhar. Então foi uma grande emoção. Agora, com mais uma vitória, a alegria é ainda maior. Ainda mais ao lado dos nossos parceiros da Explosão, que sempre estão juntos com a gente e vice-versa. Estou muito feliz de verdade!”, destacou o noivo.

O animador da Explosão Caipira, Ítalo Fernandes, durante apresentação

Já o grupo Explosão Caipira veio com o tema ‘Fábrica de São João’, mostrando para o público os bastidores de todo o processo de criação de uma quadrilha junina. Para o animador, Ítalo Fernandes, a vitória reflete o esforço e a criatividade que o grupo levou ao tablado.

“Esse seria nosso tema em 2020, quando fizemos 20 anos. Mas agora teve um gosto ainda mais especial, considerando os dois anos em formato live, longe do público. Nossa energia voltou”, contou.

Vale lembrar que sobem de nível as duas primeiras colocadas do grupo de Acesso e Emergente, enquanto descem de nível as duas últimas colocadas do Especial e Acesso. Confira aqui a colocação dos 28 grupos participantes.

ACESSO - A quadrilha Coração de Estudante, campeã do Grupo de Acesso pela primeira vez, representou no tablado com o tema “A voz da resistência”. O grupo conquistou 269,6 pontos, seguida pela Agitação Caipira, que somou 269,1 pontos. Com a colocação, ambas garantem vaga para o Grupo Especial no próximo ano.

EMERGENTE – No grupo Emergente, a Namoro Caipira conquistou o 1º lugar, seguida pela Joaninha Caipira, em 2º lugar. No próximo ano, as duas sobem para o Grupo de Acesso.

Zé Monteirão é a sorteada para a Competição Nacional de Quadrilhas Juninas

A campeã do Boa Vista Junina também se torna representante na Competição Nacional de Quadrilhas Juninas. Este ano, devido ao empate entre as quadrilhas Zé Monteirão e Explosão Caipira, o diretor do Concurso de Quadrilhas, Chiquinho dos Santos, informou que a representante foi escolhida por meio de sorteio. “A Zé Monteirão é quem vai nos representar no Nacional”, frisou o diretor.

________________________

FOTOS:

Andrezza Mariot (premiação): https://flic.kr/s/aHBqjzUT1L | Zé Monteirão: https://flic.kr/s/aHBqjzUPkd