Infraestrutura

Construção de novo abrigo institucional reforça o compromisso da Prefeitura na assistência ao idoso

A unidade, que em breve será a sede oficial do serviço de acolhimento ao idoso, está localizada no bairro Centenário e deve ampliar de 10 para 40 vagas

Por Wandilson Prata

há 5 horas - Última atualização há 4 horas

Boa Vista ganhou em 2023, o primeiro abrigo municipal de Acolhimento Institucional para pessoa idosa, onde atualmente atende 10 idosos em situação de vulnerabilidade e risco social. Esse ano, a prefeitura está construindo uma unidade totalmente moderna em uma área de 1.479,36 m², a qual disponibilizará 40 vagas para acolhimento de longa permanência, localizada estrategicamente ao lado da praça Matheus Yukio Sato, no bairro Centenário.

De acordo com a secretária municipal de Obras, Deusiana Gouveia, o novo equipamento está em execução com recursos próprios do município. Ele disponibilizará um setor de assistência social com salas multidisciplinares, além de dormitórios, redário, piscina e equipamentos de ginástica e área de lazer. Todos os ambientes da edificação contarão com acessibilidade.

Novo equipamento disponibilizará um setor de saúde com consultórios multidisciplinares,
além de dormitórios, redário, piscina e equipamentos de ginástica e área de lazer

“Esse projeto foi lançado durante o pacote de obras anunciado ano passado e demos início aos trabalhos esse ano. A proposta da gestão é continuar trabalhando com a nova política pública de proteção aos idosos, oferecendo aos assistidos um novo espaço para atender um número maior de pessoas que precisam tanto desse cuidado”, disse a secretária.

Quem tem acompanhado o andamento das obras é a cabeleireira Diva Aguiar, de 50 anos. Moradora do bairro Jóquei Clube, ela aproveita as horas livres para pedalar pela cidade e observa de perto as intervenções da prefeitura. “Essa obra será uma maravilha, especialmente para os idosos que precisam de espaços como esse. Vejo que os projetos da gestão municipal realmente saem do papel”, destaca Diva.

Diva Aguiar afirma que os projetos da gestão municipal realmente saem do papel

Serviço de acolhimento atende atualmente 10 idosos

A atual instituição atende pessoas com mais de 60 anos, encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Ministério Público Estadual (MPRR). A inserção no serviço ocorre quando todas as possibilidades de autossustento e convivência familiar foram esgotadas.

O Serviço de Acolhimento tem como responsabilidade oferecer atenção integral aos idosos, garantindo a proteção de sua dignidade e direitos. O espaço atende às necessidades básicas dos acolhidos, como vestuário, calçados e alimentação. Além disso, os assistidos têm acesso a uma variedade de atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer.

O Serviço de Acolhimento tem como responsabilidade oferecer atenção integral aos idosos

A unidade conta com uma equipe de mais de 40 profissionais, incluindo enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem, cozinheiros, auxiliares de cozinha e terapeuta ocupacional, todos comprometidos em proporcionar um ambiente de cuidado e bem-estar aos idosos.