Cultura

Ópera “Dulcineia e Trancoso” marca retorno das atividades do IBVM em 2025

Espetáculo será reapresentado nesta quinta-feira, 13, no Teatro Municipal

Por Fábio Cavalcante

há 3 horas - Última atualização há 2 horas

Inspirada em uma das obras mais primorosas do escritor brasileiro Ariano Suassuna, a ópera “Dulcineia e Trancoso – Como é que a peça começa?” será novamente levada ao palco do Teatro Municipal (sala Roraimeira). O espetáculo será nesta quinta-feira (13), a partir das 20h, marcando o retorno das atividades do Instituto Boa Vista de Música no ano.

O enredo da peça gira em torno de Trancoso (Fernando Ciello), que tem a missão de proteger duas rochas mágicas – A Pedra do Reino e A Pedra do Príncipe, que possuem poderes especiais. A Morte (Violeta Castro) busca eliminar tais artefatos, visando acabar com o “fanatismo” vigente.

Por sua vez, Dulcineia (Nathália Lago), uma jovem sonhadora e corajosa, tenta compreender seu propósito. Toda a narrativa é apresentada pelo Dono do Circo (Itallo Raphael), e conta com figuras como a Compadecida (Hemilly Marques), Ariano (Santiago Palma), e Miguel de Cervantes (Manoel Sabino). 

A ópera é uma tragicomédia com libreto de W. J. Solha e composição de Eli-Eri Moura. A obra é parte do movimento armorial, idealizado pelo próprio Suassuna, a fim de valorizar a cultura brasileira, sobretudo unindo elementos da cultura ibérica e à da região nordeste, para garantir uma experiência artística rica e única para o público.

Ao todo, mais de 50 pessoas estão envolvidas no projeto, entre atores, músicos, dançarinos e equipe técnica. A direção musical é do maestro Beany Cabrera. "É uma honra para Roraima poder divulgar a música sinfônica e óperas brasileiras, valorizando o que temos de melhor no país. E esta é uma obra para toda a família", destacou o maestro.  

Violeta Castro, a "Morte": "O público dessa vez pode esperar uma apresentação mais dinâmica e mais cômica"

“Dulcineia e Trancoso” foi apresentada pela primeira vez em novembro de 2023, reunindo um grande elenco composto por estudantes do Curso de Música da Universidade Federal de Roraima, além da orquestra do IBVM. Dessa vez, a ópera conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, o que vai proporcionar um espetáculo ainda melhor. 

“O público dessa vez pode esperar uma apresentação mais dinâmica e mais cômica. Existem várias diferenças em relação à apresentação passada. Nós construímos essa nova para que o público possa sentir-se em um circo de rua, aquele clássico de interior com palhaços, que proporciona uma interação maior com o público e que é muito engraçado e divertido”, explicou Violeta Castro, que também assina a direção-cênica.

FIQUE LIGADO! – Para prestigiar toda essa aventura, é só garantir – gratuitamente – os ingressos por meio da Bilheteria Digital. E para saber mais, basta entrar em contato por meio do WhatsApp 95 99156-1220 e do perfil no Instagram: @ibvmrr.

----

Ópera “Dulcineia e Trancoso – Como é que a peça começa?”

Data: 13 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Boa Vista – Sala Roraimeira

Ingressos: Bilheteria Digital

Informações: 95 99156-1220 e Instagram: @ibvmrr