Mais de 10 mil alunos são beneficiados com o Passe Livre Estudantil da Prefeitura de Boa Vista
Ao todo, mais de 480 mil passagens já foram utilizadas desde fevereiro, quando o benefício passou a valer
Por Ágata Macedo
há 5 horas - Última atualização há 4 horas
Por meio do Passe Livre Estudantil, a Prefeitura de Boa Vista já garantiu gratuidade no transporte público a mais de 10 mil alunos da capital. Mais de 480 mil passagens já foram utilizadas desde fevereiro, quando o benefício passou a valer, promovendo acesso à educação e auxílio financeiro aos estudantes.
A gratuidade garante duas passagens por dia letivo para alunos de instituições públicas e privadas, sendo necessária a renovação a cada seis meses, ao fim de cada semestre. Com o passe, os alunos economizam, em média, R$ 3 mil por ano.
Os estudantes também contam com a integração entre bairros. Esse benefício permite que aqueles que utilizam o cartão tenham o direito de usar o ônibus mais uma vez dentro do período de duas horas.
Segundo o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR), Sérgio Pillon, o passe livre estudantil representa um avanço importante na inclusão social e no fortalecimento da educação em Boa Vista.
“Estamos falando de um benefício que vai além da mobilidade: ele garante que adolescentes e jovens tenham condições reais de frequentar a escola todos os dias, sem que o custo do transporte seja um obstáculo. Esse investimento reflete diretamente no futuro da nossa cidade, ao apoiar estudantes e aliviar o orçamento das famílias”, enfatizou.
Benefício auxilia no dia a dia dos alunos
Com acesso gratuito ao transporte público coletivo, os alunos e suas famílias conseguem alívio no orçamento doméstico, podendo investir o valor economizado em outras áreas. É o caso da aluna do 3º ano do ensino médio, Vanita Poliana, de 17 anos, cuja é a única responsável financeira da casa.
“Esse benefício ajudou bastante, pois facilitou a vida dos estudantes, permitindo que possamos ir e voltar de forma gratuita. Agora, não há mais toda aquela dificuldade para conseguir dinheiro. Eu dependia da minha mãe, e agora ela já não precisa mais ter esse gasto. Era difícil por causa das contas, boletos para pagar, além do gasto com passagens”, comentou.
Nayara Rodrigues é estudante de Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Roraima (UERR) e também reforçou a importância do benefício. “Eu estou achando ótimo. Antes, eu gastava um determinado valor com passagens, porque uso o transporte todos os dias para ir à faculdade. E agora tem sido bem mais econômico e acessível. Conheço pessoas que já deixaram de ir à escola por não ter dinheiro para a passagem, e agora elas não vão precisar mais se preocupar”, comentou.
Incentivo à educação
Em média, 35 mil passageiros utilizam o transporte público por dia, em Boa Vista, segundo levantamento da empresa Cidade Boa Vista, responsável pelo setor na cidade. Desse total, mais de 17 mil têm direito à gratuidade, entre estudantes, idosos e pessoas com deficiência.
Ao todo, cerca de 5.200 idosos e cerca de 2 mil pessoas com deficiência utilizam o transporte público coletivo de forma gratuita. O objetivo da Prefeitura de Boa Vista é promover acessibilidade e garantir autonomia para todos os cidadãos.
Alunos de Ensino à Distância (EAD) também têm direito ao benefício, desde que a unidade tenha polo na capital. Para mais informações sobre o passe livre, acesse: aqui.