“Os três primeiros anos de vida são para sempre”, esta simples frase fez toda a diferença quando tudo começou em Boa Vista. Foi por meio do Programa Família que Acolhe (FQA), criado em 2013, que a gestão municipal inovou na atenção e cuidado com a criança, da gestação aos seis anos de idade. Uma trajetória de sucesso que rendeu à cidade, o título de Capital da Primeira Infância. A iniciativa fez o mundo olhar para Boa Vista, ganhou apoio e grandes parcerias de várias entidades ao redor do mundo.
A política pública integrada, inovadora, voltada para criança, hoje está presente nos quatro cantos da capital. O FQA cresceu tanto nos últimos anos, que a gestão municipal levou as ações que ocorriam na sede do programa para dentro dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), descentralizando os serviços oferecidos, passando a ofertá-los também nos bairros, facilitando assim o acesso da população.
O Pacto pela Paternidade Boa foi uma das principais intervenções realizadas em 2021 no âmbito do cuidado às nossas crianças. O intuito é promover boas práticas para a mudança de comportamento e fortalecimento de vínculos entre pais, filhos e família, incentivando uma maior participação do pai na rotina dos filhos, seja nos encontros da Universidade do Bebê, na escola, nas consultas médicas ou na convivência do dia a dia.
Investir na educação é investir no futuro de milhares de crianças do município. Boa Vista ocupa a 5ª posição com a melhor educação do país, segundo o IDEB 2019, e tem sido referência nos últimos anos. Em 2021, após um ano e meio sem a presença dos alunos nas escolas do município, a Prefeitura de Boa Vista realizou o retorno presencial das atividades pedagógicas de forma segura e organizada.