Trânsito

MAIO AMARELO - Jovens da Oficina de Trânsito do Projeto Crescer fazem ação educativa com os integrantes do Conviver

Na ocasião, crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de aprender sobre as regras de trânsito

Por Vitória Moura Carramilo

24/05/2023

“Educai as crianças e não será necessário punir os homens”. A frase do filósofo Pitágoras destaca a importância da educação ainda na infância. E sabendo disso, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Oficina de Trânsito do Projeto Crescer, está promovendo ações educativas sobre o trânsito com crianças e adolescentes, em alusão ao Movimento Maio Amarelo.

A ação promovida pelos jovens da Oficina de Trânsito do Projeto Crescer para os integrantes do Conviver foi uma oportunidade valiosa para que crianças e adolescentes aprendessem sobre as regras de trânsito. Leonardo de Oliveira, educador físico do projeto Conviver, destacou a importância de ensinar essas regras desde cedo.

Leonardo de Oliveira, educador físico do projeto Conviver

“É essencial trabalhar essa conscientização neles, uma vez que a maioria se desloca de bicicleta ou a pé. As atividades propostas pelos jovens da oficina são bem didáticas, o que facilita o aprendizado”, explicou Leonardo.

Integrante do Conviver há três anos, Ádria Souza, de 14 anos, afirma ter aprendido muito com a atividade e que o projeto sempre proporciona momentos de aprendizado como esses. “Aqui no Conviver a gente está sempre aprendendo algo novo, com palestras e atividades. Essa atividade sobre o trânsito está sendo bem divertida e é importante que a gente saiba as regras”, destacou.

A estudante Ádria Souza afirma ter aprendido muito com a atividade de educação no trânsito

Além das ações do Maio Amarelo, a Oficina de Trânsito do Projeto Crescer promove diversas atividades educativas para os integrantes. Um dos participantes do projeto, Diego Sampaio, de 16 anos, diz que escolheu fazer parte da Oficina pelo contato próximo e interação com o público.

“Desde o início eu me identifiquei muito com a Oficina de Trânsito e é muito bom ter a oportunidade de aprender e ensinar sobre o trânsito, principalmente para as crianças, para que elas compartilhem esses conhecimentos com seus pais”, afirmou.

Diego Sampaio, integrante da Oficina de Trânsito do Projeto Crescer

A responsável pela Oficina de Trânsito, Karla Casagrande, ressalta que diversas ações têm sido feitas pela oficina no Maio Amarelo, o que proporciona diversas oportunidades de participação para a sensibilização sobre o trânsito, incluindo convites para visitas às escolas, onde são abordados temas relacionados à prevenção de acidentes no trânsito.

Karla Casagrande, responsável pela Oficina de Trânsito do Projeto Crescer

“Conscientizar crianças e adolescentes sobre o trânsito é fundamental, pois é algo que faz parte do cotidiano de todos, e ao adquirir conhecimento sobre as regras e boas práticas, eles podem contribuir para uma sociedade mais segura”, destacou Karla.

Maio Amarelo – Outras ações ainda estão previstas para as escolas municipais até o final do mês, inclusive visitas à  Minicidade, que também está aberta para a população até o dia 26 de maio, no Teatro Municipal.

______________________

Andrezza Mariot – https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/sets/72177720308535217/