Parque do Rio Branco
Parque do Rio Branco

 

PARQUE DO RIO BRANCO

O Parque do Rio Branco é um complexo turístico que foi inaugurado em 20 de dezembro de 2020, essa magnífica obra foi sonhada, planejada e executada pela ex-prefeita Teresa Surita, além de ser uma obra turística, é uma obra social. 

O Parque, erguido às margens do Rio Branco, principal rio de Roraima, deu-se em uma área onde antes estava localizado o bairro Francisco Caetano Filho “Beiral”, uma zona que sofria com alagamentos provocados pelas chuvas e que também era conhecida pelo intenso tráfico de drogas e prostituição. 

As mais de 350 famílias que ali residiam em situação de vulnerabilidade social foram indenizadas de forma justa e transparente, tendo assim a oportunidade de mudar para locais com melhores condições de moradia.

O Parque do Rio Branco dispõe de vários atrativos que tornam o lugar único, como: a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, com elementos da fauna e flora Amazônica, o espelho d’agua em formato de meia-lua, uma praia artificial, um atracadouro, que também serve como barra correnteza, assim o banzeiro do Rio Branco não leva a areia da praia, quadras de esportes, calçadões para prática de caminhadas, dois murais artísticos, um com 34 pinturas de artistas regionais, e outro pintado pelo artista de renome internacional Eduardo Kobra. O Parque é uma extensa área repleta de atrativos, para todas as idades.

 

Confira os principais atrativos do Parque do Rio Branco

Mirante:  O mirante Edileusa Lóz possui 120 metros de altura, é a estrutura mais alta de Boa Vista. Lá de cima, o visitante terá uma vista panorâmica de Boa Vista e do rio Branco. 

Selvinha Amazônica:  O Parque do Rio Branco abriga a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, com 6.984 m² é composta por mais de 160 elementos artísticos e esculturas dos bichinhos da Amazônia. A Selvinha possui oito cenários e conta com área seca e molhada. O colorido garante um cenário lúdico e encantador.

 

O que encontramos em cada cenário da Selvinha:

Cenário 1 (área molhada) – O espaço possui 1.776,50 m², composto por esculturas de jacaré, cobra, iguana, bancos em formato de tartarugas, 41 brinquedos hidráulicos tais como arcos, folha, cogumelos e mini cogumelos e 18 chafarizes. Composto ainda por sistema de alimentação hidráulica, reservatório de água e sistema de filtragem, iluminação LED, sistema de cores (RGB), sonorização e piso emborrachado drenante.

Cenário 2: Composto por uma borboleta grande e duas menores e quatro jacarés filhotes. O cenário ainda será composto por sistema de iluminação LED, RGB e piso emborrachado.

Cenário 3: Composto pelas esculturas grandes de formiga, abelha, lagarta, louva-a-deus, joaninha, tronco, libélula, planta 3 folhas, tronco (insetos), tartaruga mãe e quatro filhotes, bancos flores e flores decorativas. O cenário é composto por sistema de iluminação LED, RGB e piso emborrachado.

Cenário 4: Composto por uma árvore, modelada e esculpida em ferro. O cenário se completa com a copa da árvore, duas plataformas com pegadores para escalada, arabescos, escorregadores tubulares e bancos borboletas.

Cenário 5: Composto por um macaco grande e dois menores, tronco, bancos em formatos de tatu e borboletas.

Cenário 6: Composto por um Tamanduá, uma plataforma de 11 metros de comprimento, cupinzeiros grandes e pequenos e bancos borboletas.

Cenário 7: Composto por uma Arara, Jandaia, papagaio, tucano, beija-flor, tronco (para as aves), bancos tatu, bancos borboletas e flores decorativas.

Cenário 8: Composta por uma onça mãe e dois filhotes e troncos.

Mural Artístico Cultural:  O muro do Parque do Rio Branco é uma verdadeira galeria a céu aberto. O local expõe 34 obras de artistas regionais dentro do tema “Nosso Rio, Nossa História, Nossas Famílias”. O mural também é composto por uma obra gigante do artista reconhecido em todo o mundo, Eduardo Kobra, que retratou as diversas características do povo, da cultura e das belezas de Boa Vista, com o hiper-realismo e os famosos traços coloridos que marcam seus trabalhos.

Turismo - Parque do Rio Branco