São os resíduos geradores durante nossas atividades diárias, e que são divididos em:

Resíduos Sólidos Domiciliares Recicláveis: resíduos secos provenientes de residências ou de qualquer outra atividade que gere resíduos com características domiciliares ou a estes equiparados.

Resíduos Sólidos Domiciliares Orgânicos: resíduos orgânicos provenientes de residências ou de qualquer outra atividade que gere resíduos com características domiciliares ou a estes equiparados.

Rejeito Domiciliar: rejeitos provenientes de residências ou de qualquer outra atividade que gere resíduos com características que impeçam a destinação final ambientalmente adequada e necessitem de disposição final ambientalmente adequado.

Nesta página você tem acesso a informações e orientações de como fazer o gerenciamento desses resíduos em nosso município.

 

Aterro sanitário municipal:

 

O aterro sanitário municipal é o local para disposição de resíduos domiciliares e resíduos volumosos (galhos e árvores) destinados por munícipes e particulares. O acesso ao aterro é restrito, pois se trata de área de risco ambiental. A gestão do aterro sanitário esta a cargo da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Localização (endereço) Rodovia BR 174 – saída para Manaus

 

Lista de Cooperativas/Associações de Catadores de baixa renda:

 

Associação Terra Viva: Rua Rio Claro, 189, Nova Cidade – contato (95) 99146-2859

Associação Global: Rua Porto Velho, 309, Nova Cidade – contato (95) 98405-3876

 

Coleta Seletiva nos prédios públicos:

 

A Prefeitura está promovendo uma série de capacitações para os gestores e coordenadores de prédios públicos para implantação de coleta seletiva. A ideia é que entendam de fato o que contempla o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e que a coleta seletiva é somente um dos processos contidos no âmbito do plano. Com isso a Prefeitura assume seu papel efetivo na gestão compartilhada de resíduos sólidos e inicia seu processo de gestão compartilhada, gerando renda, ocupação e diminuindo impacto ao meio ambiente.