Esportes

Incentivo ao esporte 

 

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), disponibilizou salas de apoio às federações esportivas de todo o estado no Terminal João Firmino Neto, no bairro Caimbé.  

 

A ideia é possibilitar às instituições uma sede fixa com infraestrutura mínima que atenda aos clubes e atletas roraimenses.  Ao todo, mais de 4 mil atletas e técnicos foram beneficiados em nove entidades esportivas: Federação Roraimense de Motociclismo; Federação de Desporto Aquático de Roraima; Federação Roraimense de Futsal; Federação Universitária do Estado de Roraima; Federação Ciclística de Roraima; Federação Roraimense de Karatê; Federação Roraimense de Xadrez; Federação de Basketball de Roraima e Liga de Futebol Amador do Estado de Roraima (LIAFER). 

 

Desde 2013, a LIAFER promove em parceria com a Prefeitura de Boa Vista três competições importantes: Copa Boa Vista de Futebol Amador – adulto, Copa Municipal de Futebol Feminino e o Campeonato sub-12 – que atende jovens com idade entre 10 e 12 anos. 

 

Bolsa Atleta 

Mais 350 mil reais investidos 

Retomamos o programa Bolsa Atleta disponibilizando 40 vagas com valores de R$ 500 e R$ 800 para atletas, paratletas e treinadores. O Bolsa Atleta é o maior programa de incentivo individual e direto ao esporte em Roraima e estava suspenso desde 2020, por conta da pandemia. Tem como objetivo prestar apoio financeiro em despesas com alimentação, material esportivo, taxas de inscrições em competições, transporte, dentre outros. 

 

O critério de seleção dos atletas para receber o benefício funcionava conforme desempenho no ano anterior. Porém, devido à paralisação das atividades em 2020, algumas alterações no edital foram necessárias e ficou a cargo das federações esportivas a seleção das competições oficiais para pontuação. 

Família que Acolhe (FQA)

Pedro Medrado está entre os 40 atletas contemplados com o Programa Bolsa Atleta em 2021. Pedro tem 13 anos, é nascido em Boa Vista e desde 2017 pratica o esporte. O atleta, da equipe ‘Aquática Marinho’, foi destaque no Campeonato Brasileiro Infantil de Inverno, que aconteceu em Belo Horizonte (MG) e conquistou medalha de ouro na categoria 200 metros Medley. 

 

Essa não é a primeira vez que Pedro Medrado é destaque em competições. Apesar de uma carreira jovem, o atleta já acumula uma série de premiações. Foi campeão e vice-campeão Norte/Nordeste mirim petiz, recebendo em 2020 o Troféu Kako Caminha, em Recife (PE). Pelo segundo ano consecutivo (2019 – 2020) é considerado o melhor atleta do ano de natação em Roraima e obteve a maioria dos recordes na categoria petiz no ano de 2020. 

Centro Municipal de Iniciação Esportiva (CIEP) 

 

A Escolinha de Esportes da Vila Olímpica passou por reformulação e agora é Centro Municipal de Iniciação Esportiva (CIEP). Com isso, a política pedagógica aplicada aos alunos tem como foco a formação de atletas de alto rendimento.  

As aulas do CIEP acontecem na Vila Olímpica Roberto Marinho e atendem atletas dos três aos 17 anos de idade, com a oferta de diversas modalidades, sendo elas: recreação infantil, natação, jiu-jitsu, atletismo, voleibol, tênis de mesa, xadrez, judô, karatê, ginástica rítmica, futebol de campo (misto) e futsal (misto).