Serviços Públicos e Meio Ambiente

Campo Limpo 

Mais de 2 mil embalagens recolhidas 

 

O cuidado com o meio ambiente é feito com responsabilidade e planejamento em todas as áreas, tanto na cidade quanto no campo. Pensando nisso, a Prefeitura de Boa Vista promoveu em outubro o recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, com o objetivo de facilitar a devolução e a destinação correta das embalagens. 

 

Em todo o estado, somente a capital faz parte do sistema “Campo Limpo”, uma ação conjunta com Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) e a Associação das revendas de agroquímicos do estado de Roraima (ARAERR). Em 2021, a Prefeitura recolheu  

Família que Acolhe (FQA)

A campanha teve sua primeira edição em 2020, com o recolhimento de 405 embalagens, e será realizada anualmente por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI). 

 

Em 2021, foram disponibilizados quatro pontos de coleta na zona rural no município, no P.A Nova Amazônia, P.A Nova Amazônia I (Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Regime Familiar, ASSTRF-PANA), Vila do Passarão (Associação dos Produtores Rurais ) e no Bom Intento (Centro de Difusão Tecnológica – CDT). 

 

Com a expansão da fronteira agrícola e a modernização do cultivo, cresce também a utilização de insumos como defensivos agrícolas. Sem a gestão dos resíduos daí resultantes, certamente haveria impacto ambiental. Quando as embalagens são abandonadas no ambiente ou descartadas inadequadamente, podem contaminar o solo, as águas superficiais e os lençóis freáticos. Há ainda o problema da reutilização sem critério das embalagens, que coloca em risco a saúde de animais e das pessoas. 

 

Parceria em prol do meio ambiente 

 

A prefeitura de Boa Vista recebeu parte do comitê estratégico da Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI) para assinatura do termo de cessão de uso de uma área destinada a implantação de um Centro de Coleta e Transformação de Resíduos Orgânicos. 

 

A parceria tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de boas práticas, fortalecendo a sociedade civil no desenvolvimento de projetos sustentáveis, promovendo a economia circular e inclusiva na capital. O projeto também atenderá produtores da agricultura familiar que enfrentam dificuldade na aquisição de matéria orgânica para sua produção. 

“A AVSI já vem desenvolvendo trabalhos com o poder público em vários estados, é uma temática que nós apostamos muito e estamos com uma grande expectativa para o desenvolvimento do projeto em parceria com a Prefeitura de Boa Vista”, afirmou Heli Mansur, gerente especial da AVSI. 

 

O vice-prefeito Cássio Gomes destacou a importância do contexto social dessa parceria que será desenvolvida ao longo de três anos. “É uma parceria que fomenta a produção de politicas públicas incentivando as boas práticas agroecológicas e trazendo uma temática sustentável para a destinação dos resíduos”, disse.