Covid-19

UBS a todo vapor 

 

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atendeu 71.604 casos leves e suspeitos de covid-19 nas unidades básicas de saúde exclusivas para esse tipo de atendimento. 

 Ao procurar uma das UBS’s, o paciente passa por uma triagem, consulta e faz o teste para diagnosticar a doença. Caso necessário, o paciente recebe a medicação. “A prefeitura tem feito um trabalho grande para ampliar a oferta dos serviços de saúde para a população em meio esta pandemia”, disse Arthur Henrique. 

Como forma de ampliar os atendimentos aos pacientes com covid-19 em Boa Vista, seis postos de saúde passaram a atender das 7h até meia-noite de segunda à sexta-feira, e das 8h às 20h aos sábados e feriados. Além disso, outras duas UBS passaram a atender das 8h às 20h durante a semana. 

Família que Acolhe (FQA)

UBS EXCLUSIVAS - UBS Olenka Macellaro no bairro Caimbé, UBS Mariano de Andrade no Caranã, UBS Délio Tupinambá no Nova Cidade, UBS Aygara Motta no Cidade Satélite, UBS Lupércio Lima no Pintolândia, UBS São Vicente, UBS Equatorial e UBS Sílvio Botelho no bairro Paraviana. 

 

REFORÇO NA SAÚDE - A Prefeitura convocou 401 novos profissionais em seletivos e concursos para o enfretamento à pandemia de covid-19. Novos motoristas de unidades móveis de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e farmacêuticos foram contratados. A Prefeitura de Boa Vista é a instituição que fez mais concursos públicos em Roraima. 

 

Vacinação itinerante 

 

As equipes de imunização da Prefeitura de Boa Vista percorreram os bairros mais afastados da cidade e também áreas rurais em ações de intensificação de vacinação contra a covid-19, resultando em 1.421 pessoas imunizadas com a primeira e segunda dose, além da dose de reforço. 

 

As ações contaram com a parceria da Organização Pan Americana de Saúde (Opas/OMS), em 11 bairros, além da Feira do Garimpeiro e dos comércios da Avenida Ataíde Teive. Para o prefeito Arthur Henrique, a prefeitura não tem medido esforços para garantir maior imunização na capital. 

 

“Estamos felizes de alcançar o maior número de pessoas. E aqueles que ainda não se vacinaram, estamos disponibilizando as doses em locais itinerantes, periodicamente, tanto na capital como em áreas rurais. É uma forma de ampliar a cobertura vacinal e oportunizar a vacinação para as pessoas que moram em bairros e áreas distantes dos pontos de vacinação”, disse o prefeito. 

Família que Acolhe (FQA)

Desde o início da vacinação, em janeiro de 2021, até o dia 9 de dezembro do mesmo ano, foram aplicadas 459.379 doses, sendo 254.382 com a primeira dose, 180.506 com a segunda dose, 1.117 com a dose adicional e 14.336 com a dose de reforço. 

 

Virada da Vacina 

 

Para aumentar o alcance da imunização contra a covid-19 em Boa Vista, a prefeitura promoveu a Virada da Vacina, na Praça do Centro Cívico. Foram 24h de vacinação sem parar e cerca de 10 equipes de saúde estiveram no local para atender com agilidade a população. Ao todo, foram aplicadas 9.763 doses nas 24 horas de evento. 

 

Além da imunização, teve programação o dia todo com shows ao vivo de artistas locais, Djs e uma estrutura para atender pais com as crianças. A outra novidade foi o adiantamento do cronograma para pessoas a partir de 12 anos de idade, que também puderam se vacinar durante o evento.  

Família que Acolhe (FQA)

Acompanhando a filha Rafaela Klusener, de 12 anos, e o sobrinho Andrew Isac de 13 anos, a engenheira agrônoma, Patrícia Mendes foi uma das primeiras a chegar à Virada. “Nossa família já está quase toda imunizada, minha filha aguarda ansiosa o retorno das aulas e, fico muito feliz pela ação promovida pela prefeitura, antecipando o calendário de vacinação. Hoje posso vê-la imunizada com  a 1ª  dose”, comemora. 

 

Vacina Sim! 

 A prefeitura lançou a campanha “Vacina Sim!”, uma iniciativa em prol da conscientização sobre a importância da imunização contra covid-19, que contou com a parceria do cantor e compositor Nêuber Uchoa e de influenciadoras digitais da capital. 

Família que Acolhe (FQA)

A campanha trouxe uma versão da canção “Cruviana” de Nêuber, porém com a letra adaptada a uma mensagem de conscientização pela importância da população se imunizar contra a covid-19 e garantir a reabertura das atividades na capital. 

 

“Muito Prazer/ Estou aqui pra pedir/Que você venha pro Posto/Sorriso no rosto/Pra se vacinar”, diz o refrão da música. O clipe foi gravado no Parque do Rio Branco, principal cartão-postal de Boa Vista, e contou com a participação das influenciadoras Anna Lu Barros, Deborah Gurgel, Maria Emília, Mariana Poerschke e Sonja Chacon. 

 

Confira a letra completa: 

 Muito Prazer 

 Estou aqui pra pedir 

 Que você venha pro Posto 

 Sorriso no rosto 

 Pra se vacinar 

 Minha Damurida queima e te convoca 

 A segunda dose encanta quem se toca 

 Um sorriso livre já emociona 

 A Vacina sim funciona 

 Assista o clipe aqui: https://youtu.be/tRvfCoqAA04  

 

“Nós avançamos bastante com a imunização na capital, o que permitiu a 4ª etapa de reabertura e flexibilização das atividades do comércio. Mas nós queremos atingir 80% de pessoas totalmente vacinadas, para que mais flexibilizações aconteçam. Por isso, nós lançamos essa campanha, com a parceria das influenciadoras, que têm bom engajamento em suas redes sociais, para nos apoiar nessa iniciativa”, disse o prefeito Arthur Henrique. 

 

A jovem atriz AnnaLú Barros, 15 anos, é uma das influenciadoras que participaram do clipe. Com 27,5 mil seguidores no Instagram, tem um engajamento bastante expressivo e achou a campanha uma excelente forma de mostrar, não apenas ao seu público, como a toda a população sobre a necessidade de todos estarem vacinados. 

 

“Foi uma honra. Eu só tenho a agradecer pelo convite de poder participar dessa iniciativa que é tão importante. A pandemia ainda não acabou. Infelizmente, ela ainda é uma realidade. E por isso, é super importante que as pessoas tomem a vacina. E achei super criativo chamarem as influenciadoras para fazer parte desse projeto, para alcançar um público maior, com as digitais, que estão nas redes sociais, onde se encontra a maior parte dos jovens hoje em dia. E eu espero muito que a gente consiga passar essa nossa mensagem e que a gente supere tudo isso juntos”, disse. 

 

Em 2021, 274.027 pessoas foram imunizadas contra a covid-19 nas UBS, campanhas e eventos promovidos pela Prefeitura de Boa Vista. 

Família que Acolhe (FQA)