Saúde

UBS novas 

 

Entregamos a Unidade Básica de Saúde Ione Santiago, no bairro São Pedro. Com uma estrutura moderna e confortável, a população encontra na UBS atendimentos de odontologia, clínico geral, enfermeiros (saúde da mulher e da criança), sala de vacina, além de uma farmácia toda equipada.

Família que Acolhe (FQA)

SERVIÇOS OFERTADOS - Pré natal, preventivo, planejamento familiar, puericultura, triagem, vitamina A, pesagem, medicação de altura, bolsa família, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, teste do pezinho, eletrocardiograma, curativo, retirada de pontos, dispensação de medicamentos e vacina. 

 

A unidade básica de saúde Sílvio Botelho, localizada no bairro Paraviana, foi totalmente reconstruída pela Prefeitura. A unidade possui um ambiente climatizado, seguro, confortável e moderno, além de 6 consultórios, uma nova recepção, para atender até 45 pessoas, um parquinho para crianças e muito mais. 

Família que Acolhe (FQA)

O processo de construção começou ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Surita e era um anseio antigo tanto da população como dos próprios profissionais. O vice-prefeito, Cássio Gomes esteve na reinauguração e destacou o compromisso da gestão: “Estou muito feliz de poder contemplar toda a transformação e a nova estrutura da nova unidade. Eu que fiz parte desse avanço e sei como foi desafiador cada momento. Hoje temos uma ubs completa não somente na estrutura física, mas equipada e com profissionais preparados para atender a nossa população da melhor forma possível, e isso, graças ao apoio da ex-prefeita Teresa e agora do nosso prefeito Arthur Henrique”, disse. 

 

Joselma Ribeiro é técnica de enfermagem e aprovou a nova estrutura. “É uma satisfação muito grande fazer parte dessas mudanças, estou aqui desde 2004 no prédio antigo, e agora nessa unidade nova, para mim é uma satisfação muito grande. Nós nos sentimos muito valorizados”, garantiu. 

 

O enfermeiro Jessé James de Souza Correa agradece a valorização dos profissionais. “Recebemos com muita gratidão a nova estrutura como forma de valorização imensa para os profissionais dessa unidade, para podermos desempenhar melhor o nosso trabalho e oferecer serviço de qualidade para a população”, disse. 

 

Hospital da Criança Santo Antônio (HSCA) 

 

O Hospital da Criança Santo Antônio realizou mais de 76 mil atendimentos na urgência e emergência neste primeiro ano de gestão. A unidade é administrada pela Prefeitura de Boa Vista e atende crianças de todo o estado de Roraima e até países que fazem fronteira com o Brasil, como Venezuela e Guiana. Dos atendimentos realizados, 61.327 foram crianças brasileiras, 11.123 estrangeiras e 2.256 indígenas. 

 

Em 2021, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) realizou 382.120 exames laboratoriais. Os exames são demandados pelos atendimentos, onde mais de 9 mil crianças são atendidas no setor de emergência por mês. Muitas vêm dos 15 municípios do estado, áreas indígenas e regiões de fronteira com a Guiana e a Venezuela. São mais de 350 crianças atendidas diariamente no setor de emergência do hospital. 

 

Laboratório de excelência 

 

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) mais uma vez foi reconhecido pelo trabalho prestado à população em Boa Vista. Pelo 4° ano consecutivo, a unidade recebeu a certificação com desempenho Excelente do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o que atesta a confiança e qualidade dos exames laboratoriais oferecidos pela unidade. 

 

O Hospital da Criança é referência no estado, atendendo pacientes da capital, dos outros 14 municípios e ainda de países vizinhos como Venezuela e Guiana. O hospital faz mais de 40 mil exames por mês. O laboratório conta com uma equipe multidisciplinar composta por bioquímicos, biomédicos, técnicos em laboratório, assistência administrativa e auxiliares de serviços diversos. 

Família que Acolhe (FQA)

PNCQ - O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) é uma ferramenta externa de avaliação laboratorial, tendo como principal finalidade monitorar e mensurar a exatidão dos exames dentro de uma variabilidade analítica permitida. O programa abrange quase todas as metodologias de análises do laboratório e, atualmente, é aplicado um método mais avançado. 

 

Infraestrutura de primeira 

 

Entregamos o Centro Cirúrgico e o Centro de Materiais Esterilizados (CME) do Hospital da Criança Santo Antônio, que agora está com a estrutura 100% reformada e ampliada. 

 

O Centro cirúrgico e o CME fazem parte do bloco F, que já teve uma parte inaugurada. Assim como os demais blocos que já foram reformados, o Centro Cirúrgico está agora 100% climatizado, com piso em manta vinílica, forro que antes era de PVC agora de gesso, além de iluminação toda em LED. 

Família que Acolhe (FQA)

O novo Centro Cirúrgico conta com três salas de cirurgias, sala de recuperação (pós-cirúrgica), sala de espera onde os pais podem aguardar os filhos que passam por cirurgia, tornando o atendimento mais humanizado, conforto médico e vestiários masculinos e femininos para os profissionais. E vai contar também com o novo equipamento, arco cirúrgico, investimento muito importante para a assistência cirúrgica do hospital que oferece segurança aos cirurgiões, pois facilita a visualização do campo operatório, trabalhando com imagens em tempo real. 

 

O bloco que abriga o Centro Cirúrgico também contempla o Centro de Materiais Esterilizados (CME), setor responsável pela lavagem dos materiais e esterilização e que também foi modernizado. Além das obras de reforma e melhorias, o setor ganhou uma nova termodesinfectadora e uma lavadora ultrassônica. 

 

Reabilitação 

 

Implantamos um Núcleo de Reabilitação da Criança Portadora de Fissura Labiopalatina, no Hospital da Criança Santo Antônio. A iniciativa é uma parceria entre a gestão municipal, a ONG Smile Train e a Associação Norte Amazônica de apoio à Pessoa com Fissura Labiopalatina de Roraima (AmazonFir). 

Família que Acolhe (FQA)

“Nós como Capital da Primeira Infância, não poderíamos deixar de ter esse olhar diferenciado. A prefeitura fez uma parceria com a Smile Train, em que eles trazem profissionais de alto nível, capacitados, para formar nossa equipe aqui em Boa Vista. Então além de realizarem as cirurgias no momento em que eles estão aqui, eles também capacitam a nossa equipe. Além da formação a ONG entra com alguns equipamentos, alguns materiais, que são específicos e apoiam no acompanhamento dessas crianças que passam pela cirurgia”, destacou o prefeito Arthur Henrique. 

 

Em 2021, um total de 32 crianças que aguardavam cirurgia do chamado ‘Lábio Leporino’, uma má formação do lábio ou palato (céu da boca), foram beneficiadas pelo Núcleo. 

 

Telemedicina 

 

Projeto implantado pela Prefeitura de Boa Vista, a Assistência Médica Especializada por Telemedicina (Amete) beneficiou um total de 204 pacientes da rede municipal de saúde, em sete especialidades de atendimentos: Cardiologia Clínico Adulto; Endocrinologia Clínico Adulto;  Pneumologia Clínico Adulto; Psiquiatria Clínico Adulto; Reumatologia Clínico Adulto;  Neurologia Clínico Adulto e Neurologia Pediátrica. 

 

O projeto é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Albert Einstein em São Paulo e acontece por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional no Sistema Único de Saúde (Proadi/ SUS). 

 

Geovane Ezequiel, de 18 anos, vinha procurando um diagnóstico de um especialista há algum tempo. E por meio do Telemedicina, passou pela consulta online com pneumologista: “Estou com problemas no pulmão, mas preciso saber o diagnóstico. Então me agendaram para o atendimento online e com o acompanhamento do médico da unidade”, disse o rapaz. 

 

A mãe dele, Erika, estava acompanhando o atendimento e aprovou a iniciativa. “Podemos resolver a situação tanto com o médico do posto como o especialista e isso na própria rede de saúde. É muito bom”. 

Combate à malária 

 

A Prefeitura tem reforçado as ações de combate à malária no município. Além da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), as equipes de agentes de endemias orientaram a população a respeito dos sintomas, diagnóstico e tratamento, fizeram busca ativa de casos suspeitos e ainda realizaram a coleta de exame de sangue para pessoas com sintomas da doença.

PREVENÇÃO - A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) coletou, no primeiro semestre de 2021, 320 toneladas  de pneus usados/inservíveis. O trabalho aconteceu em parceria com associações vinculadas a grandes empresas responsáveis pela fabricação dos pneus. 

 

Os materiais foram descartados no “Ecoponto de Pneus”, da SPMA, localizado na avenida Brasil, n°244, bairro Pricumã. De lá, eles retornam, de caminhão, para as empresas e associações parceiras, estando a grande maioria, localizadas em regiões como São Paulo e Minas Gerais. 

 

Os pneus passam por um processo de reciclagem e são reaproveitados de diversas maneiras, a exemplo da grama sintética, piso tátil, massa asfáltica, bloco de revestimento de piso, como também em itens de artesanato. 

 

O secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Alexandre Santos, reforça os riscos pelos quais a população está exposta, em caso do descarte incorreto desses pneus. 

 

“Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem que ser recolhido e destinado de forma adequada ambientalmente, evitando danos à saúde, com o acumulo de água, combatendo a proliferação de criadouros de mosquito da dengue”, explicou.