Agronegócio

A agricultura familiar do município segue em plena produtividade 

 

Com o apoio da prefeitura, os agricultores atendidos por meio do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) produziram diversas culturas ao longo do ano. A Prefeitura forneceu aos agricultores assistência técnica, insumos, maquinário e transporte para escoar a produção para a mesa dos boa-vistenses. Ao todo, foram investidos R$2.432.155,60 em insumos agrícolas no ano de 2021. 

 

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) foi criado para incentivar e fomentar a produção agrícola no município. Desde 2018, a prefeitura investe nos agricultores e esse investimento retorna ao município, que fará o reinvestimento em equipamentos para as cooperativas, parceiras do PMDA. 

 

AGRICULTURA MAIS EFICIENTE - A Prefeitura de Boa Vista adquiriu novas máquinas para melhorar o atendimento ao produtor rural e contribuir para o aumento da produção na agricultura familiar. 12 equipamentos agrícolas foram adquiridos em 2021, sendo dois tratores T7, duas plantadeiras de 15 linhas, duas calcareadeiras de taxa variável, dois arados Aiveca, duas grades aradoras e duas grades niveladoras. 

Família que Acolhe (FQA)

Reforço no PAA  

 

A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) recebeu mais um importante reforço para a frota, a doação de um veículo pelo Ministério da Cidadania para atuar no transporte de alimentos da agricultura familiar referente ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

 

O transporte tem como função auxiliar no serviço da rede de segurança alimentar e nutricional do município e fortalecer as ações do programa junto aos produtores familiares, na aquisição e distribuição desses alimentos. Os entes cadastrados são indicados pelo Conselho Municipal de Assistência Social, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges). Atualmente, o PAA atende cerca de 4 mil famílias. 
 
Podem participar do programa agricultores assentados, indígenas, extrativistas, quilombolas e pescadores artesanais. Idealizado pelo Ministério da Cidadania, o programa é desenvolvido em Boa Vista pela prefeitura e tem como modalidade a doação simultânea. 

 

Plantões SMAAI 

 

Como forma de aproximar ainda mais os serviços oferecidos pela prefeitura aos agricultores do município, foi criado o Plantão SMAAI. Através dessa ação, o agricultor familiar agora conta com mais uma opção de atendimento no campo.  

 

De acordo com o secretário adjunto de Agricultura, Cezar Riva, os serviços visam prestar informações sobre os projetos e serviços disponíveis aos produtores. Além disso, isso beneficia com informações um número maior de produtores em toda a zona rural de Boa Vista. 

Família que Acolhe (FQA)

Em 2021, a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas promoveu dois plantões. As ações levaram atendimento itinerante a 45 agricultores do município, visando prestar informações sobre projetos e serviços disponíveis aos produtores. 

 

Campo experimental 2021 

 

O Campo Experimental 2021 foi realizado em uma nova área rural de Boa Vista, no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), região do Bom Intento. O evento de abertura reuniu produtores rurais, técnicos agrícolas e visitantes. Foram apresentadas as cultivares de 2021, teve palestras para os agricultores, venda de produtos e vacinação. 

 

Numa área de três hectares de terra, foram plantadas cultivares de milho, soja, sorgo boliviano, capim e a principal atração, os girassóis, que atraíram um grande público ao local. Um dos principais objetivos do evento é avaliar as cultivares que se adaptam bem as condições climáticas de Roraima, com maior resistência às pragas e doenças e com destaque na produtividade. 

Família que Acolhe (FQA)

“O campo experimental é um lugar onde trazemos tecnologia, experimenta sementes diferentes, métodos de plantio diferentes. É isso que faz a diferença na vida do produtor, a prefeitura entra com esse apoio tecnológico e assistência técnica”, disse o prefeito Arthur Henrique. 

 

VACINAÇÃO – As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no local do evento para aplicação da vacina contra a covid-19, obedecendo o calendário determinado pelo Ministério da Saúde e a faixa etária a partir de 18 anos. Teve também vacinação contra a influenza. 

 

SOBRE O CAMPO - O Campo Experimental existe desde 2018, criado ainda na gestão da ex-prefeita Teresa Surita através da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas. Os materiais utilizados no campo são fornecidos por grandes empresas multinacionais que manifestam interesse em testar a adaptabilidade destes materiais em Boa Vista. 

 

Combate à febre aftosa 

 

Em Boa Vista, o município faz a imunização e vermifugação do rebanho bovino nas comunidades rurais e indígenas, absorvendo todos os custos com aquisição das vacinas, insumos e ainda disponibiliza equipe de técnicos e veterinários. Somente em 2021, 6.443 bovinos foram vermifugados e vacinados contra a febre aftosa. 

 

“Realizamos todo processo, desde a doação da vacina, agulha, seringas, vermífugo, além de disponibilizar médico veterinário e técnicos durante todo processo. O objetivo desse trabalho é contribuir para que o estado de Roraima continue livre desta doença e que os animais tenham ganhos zootécnicos, beneficiando as comunidades detentoras destes”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto. 

 

O prefeito Arthur Henrique esteve na comunidade Darôra acompanhando uma das etapas de vacinação. “A criação de gado é uma importante fonte de renda das comunidades indígenas. Boa Vista é o único município que a prefeitura custeia essa vacinação. E além da vacinação, a prefeitura aproveita para vermifugar todo rebanho também. A gestão faz esse trabalho nas 17 comunidades para garantir que esses animais se mantenham saudáveis e rentáveis”, frisou. 

Família que Acolhe (FQA)

A assistência prestada pela prefeitura aos produtores vai desde o fornecimento das matrizes, suplementação alimentar, fornecimento de arame para contenção do rebanho, cocho e medicação. 

 

A Prefeitura de Boa Vista apoia o agricultor em todas as etapas de produção 

 

Durante o período de estiagem, a gestão do município disponibiliza as máquinas da linha amarela da Patrulha Mecanizada para a abertura de tanques, visando o armazenamento de água no verão, assim garantindo mais produtividade e ampliação das culturas. 

 

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), em toda zona rural do município, atendendo as demandas dos produtores que desejam abrir novas áreas e ou que já se preparam para o plantio das culturas irrigadas e necessitam da captação de água para suas lavouras e animais. Em 2021, foram abertos 22 tanques, beneficiando 17 famílias da zona rural durante o período de estiagem. 

 

A ausência de chuvas está entre os fatores que mais prejudicam os cultivos, pois comprometem os resultados de produtividade. Para não ficar vulnerável a condições climáticas desfavoráveis, o produtor tem as vantagens da irrigação, aumentando a produtividade e reduzindo de perdas no plantio. 

 

A PATRULHA – O trabalho é coordenado e executado pela SMAAI com a finalidade de atender os produtores com suporte na recuperação de estradas, abertura de áreas de plantio entre outros serviços de apoio no campo. A Patrulha Mecanizada faz parte de um conjunto de máquinas adquiridas pela prefeitura, de modo a promover o fortalecimento da agricultura familiar e favorecer o escoamento da produção. Somente em 2021, recuperamos alguns pontos críticos na vicinal do Bom intento, por exemplo, beneficiando cerca de 450 famílias que vivem na região.  

 

OUTROS SERVIÇOS - A prefeitura também executou diversos serviços dentro das propriedades rurais. Foram 159,2 km de raspagem em vicinais totalizando 137 famílias beneficiadas, destoco de 236 hectares de terra beneficiando 48 famílias e 415 fretes com caçambas realizados, beneficiando outras 385 famílias que dependem da produção agrícola.