Avenida Minas Gerais de cara nova
O novo visual da Avenida Minas Gerais nem de longe lembra o antigo cenário presenciado por moradores e motoristas. O local que liga os bairros dos Estados e Paraviana passou por uma transformação com as obras de infraestrutura da Prefeitura de Boa Vista.
Ao todo, a obra envolveu 2,3 km de asfalto, 4,43 km de calçada, 8,54km de meio-fio, 75 postes de luz, 150 luminárias LED de 100 Watts de potência, que são mais econômicas, eficientes, duradouras e modernas. De acordo com o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a avenida é um reflexo das transformações que têm acontecido em toda a cidade.
MAIS MELHORIAS - 19 vias do Paraviana também receberam diversas obras de infraestrutura em 2021. As avenidas do bairro foram contempladas com iluminação 100% led e foram executados 3,15 km de pavimentação, 0,6 km de drenagem, 11,97 km de meio-fio e 5,59 km de calçadas.
Qualidade de vida na Zona Oeste
25 ruas do bairro Cidade Satélite receberam obras de infraestrutura, incluindo o Conjunto Cidade Universitária. Foram 10,86 km de pavimentação e 7,73 km de sistema de drenagem. O bairro Sílvio Leite também teve 12 vias contempladas com obras de infraestrutura. Foram 3,63km de drenagem, 5,07km de meio-fio e 1,84km de revitalização asfáltica.
O bairro da Zona Oeste recebeu uma das maiores obras de drenagem de Boa Vista, mudando para muito melhor a vida de dezenas de famílias que sofriam no inverno. Mais de 4 km foram executados, eliminando quatro pontos críticos de alagamento na região. Os trabalhos contemplam a avenida Mário Homem de Melo, no trecho entre as avenidas São Joaquim e Padre Anchieta.
O bairro São Bento também foi contemplado com um pacote de obras, que incluiu drenagem, asfalto, urbanização, e sinalização em 22 trechos de ruas. Ao todo, foram 4,9 km de pavimentação e 2,73 km de drenagem. O bairro também está com 100% da iluminação em LED. Foram substituídas 775 luminárias comuns pela nova tecnologia que proporciona até 80% de economia, segurança e qualidade de vida.
No bairro Professora Araceli Souto Maior, os investimentos da Prefeitura têm garantido grandes mudanças. Em 2021, 5 vias do bairro foram beneficiadas. Foram 1,84 km de pavimentação, 1,48 km de drenagem, 960 metros km de meio fio e 930 metros de calçadas.
O Jardim Tropical é um dos bairros que mais recebeu serviços, passando por uma verdadeira transformação. O local recebeu diversas obras que mudaram o cenário e a vida dos moradores. Em 2021, o bairro foi contemplado com obras de drenagem, pavimentação e urbanização em 17 vias. Foram 4,25 km de pavimentação, 3,41 km de drenagem, 13,11 km de meio fio e 11,79 km de calçadas.
A prefeitura também executou 0,5 km de rede de drenagem em trecho da Rua dos Trabalhadores, no bairro Laura Moreira e realizou o recapeamento em várias ruas do bairro Santa Tereza. No Pedra Pintada, foram 3,03km de asfalto, 1,12km de drenagem, 7,2km de meio fio e 6,16km de calçadas.
Iluminação no João de Barro
O loteamento João de Barro, uma das áreas mais afastadas da cidade, já conta com iluminação de led. Ao todo, foram implantados na região mais 240 pontos de iluminação com a nova tecnologia, ampliando a energia elétrica para mais 18 ruas.
O João de Barro existe há 13 anos. Foi declarado área de interesse social em 2011. Hoje, possui uma média de 4.500 terrenos e em torno de 1.000 famílias possuem residência fixa no local.
Há oito anos morando no local, o agricultor Márcio Almeida, 38 anos, conta as dificuldades que passava sem energia elétrica, uma das primeiras infraestruturas básicas que deve chegar numa nova região.
“Aqui já foi um deserto. Até uns anos, era considerado uma fazenda. Hoje o progresso está entrando, a energia está chegando e isso facilita muito a nossa vida. Desde já, sou muito grato pelas benfeitorias estarem acontecendo”, disse.
Desde 2016, a prefeitura vem buscando meios de solucionar as principais necessidades da região, de competência do município. O caminhão de coleta de lixo, por exemplo, passa três vezes na semana na área, além de uma linha de ônibus, que passa na entrada do local.
Prefeitura fecha 2 km de vala e entrega à população praça estruturada e moderna
A Praça Linear Francisco Araújo de Vasconcelos “Chico do Carneiro”, localizada no Bairro dos Estados foi entregue à população. A obra consiste em 20 mil metros quadrados de área construída. Antes de passar pelo processo de urbanização, o local recebeu 1,6 km de drenagem, sanando pontos de alagamento. A melhoria consiste ainda em 2 km de ciclovia, 13 mil metros de calçada, academia ao ar livre, suportes para bicicleta, estacionamento para veículos automotivos, 165 árvores, 32 lixeiras e 58 bancos, além de iluminação 100% LED.
Antes, o local era conhecido por possuir uma vala de cerca de dois quilômetros, que causava transtornos e prejuízos à população, devido ao lixo e animais mortos que eram jogados no local, oferecendo riscos à saúde dos moradores e desvalorizando os imóveis da região. Agora, os moradores da região contam com uma praça moderna e estruturada que mudou, para melhor, a vida das pessoas.
HOMENAGEADO – O nome da praça é em homenagem a Francisco Araújo Vasconcelos, conhecido como ‘Seu Chico’ ou ‘Chico do Carneiro’ que em agosto de 2021, veio a falecer. Nascido na cidade de Santa Quitéria, no Ceará, chegou a Roraima com a família em 2001 e se tornou conhecido no comércio por ser proprietário de duas unidades do tradicional restaurante ‘Chico do Carneiro’, nome dado pelos próprios clientes.
Orla Taumanan
O que era bom, ficou ainda melhor. Com a reabertura da Orla Taumanan, o espaço agora está interligado ao Parque Rio Branco com a nova passarela construída no local. A obra de revitalização e modernização integrou os dois maiores pontos turísticos de Boa Vista, facilitando o lazer e o entretenimento de centenas de pessoas.
A passarela é a continuação dos investimentos do Parque, entregue em 2020. A estrutura tem 70 metros de comprimento e 10 metros de largura, contendo jardineiras, bancos e sombreiros para observação do rio Branco.
A novidade agradou os visitantes, pois agora poderão acessar os quiosques de alimentação da Orla e happy hour, ao mesmo tempo que aproveita a Selvinha Amazônica, o Mirante Edileuza Lóz e os demais atrativos do Parque do Rio Branco.
A passarela é ampla. Logo, propícia para a população poder caminhar, sentar para descansar, apreciar o rio Branco e se divertir em um ambiente agradável, seguindo as normas de segurança sanitária, algo possível graças à campanha de vacinação contra a covid-19 na capital e que influenciou nos decretos de flexibilização das atividades.
Inaugurada em julho de 2004, a Orla Taumanan (idioma macuxi significa paz), é um dos mais lindos cartões-postais de Boa Vista. É um espaço de lazer às margens do Rio Branco, com lanchonetes, restaurantes, espaços para passeio e diversão.
Mais obras nas praças da cidade
A praça Maria da Penha, localizada no bairro Jóquei Clube, e a pequena praça localizada na Avenida Amazonas, no Bairro dos Estados, foram totalmente recuperadas. Dentre as benfeitorias, destacam-se a implantação de quiosques para geração de emprego e renda, playgrounds para as crianças e iluminação de LED.
No complexo Ayrton Senna, o estacionamento e o calçadão da Praça de Alimentação Moisés Lima da Silva, mais conhecida como Praça Picote, foram totalmente revitalizados. O local também recebeu iluminação de led, banquinhos para descanso e lixeiras.
Outra mudança é em relação aos 26 ambulantes que retornam ao espaço, com melhor segurança e iluminação adequada para o atendimento à população. Foram disponibilizados, ainda, um total de 12 totens de energia elétrica, com quatro tomadas cada. A criançada também estará mais segura nos brinquedos e playgrounds, que agora estão mais organizados.
Investimentos na zona rural
Diversas famílias são beneficiadas com a revitalização e ampliação de pontes e com a recuperação de estradas na zona rural de Boa Vista, importantes vias de escoamento dos polos de produção da agricultura familiar.
A Ponte do Urubuzinho, localizada na vicinal Água Boa, foi totalmente revitalizada em 2021. As obras englobaram a recuperação da estrutura de 15 metros e substituição de peças de madeira que estavam danificadas devido ao fluxo intenso de carros na região.
A cabeceira da ponte que dá acesso ao P. A. Nova Amazônia e ao Lago do Robertinho foi recuperada e duas pontes de madeira foram construídas no trecho que liga as comunidades Mauixi e Três Irmãos, beneficiando 50 famílias que vivem na região.