Tecnologia

Do investimento em tecnologia ao apoio às artes, Prefeitura desenvolve projetos que inspiram jovens ao futuro 

 

No dia da Ciência e Cultura, celebrado no dia 5 de novembro em todo o Brasil, a capital de Boa Vista teve muito o que comemorar. Isso porque os investimentos por parte da Prefeitura de Boa Vista, voltados a estas duas áreas, têm acontecido de forma significativa. São diversos exemplos de projetos e iniciativas que mudam, para melhor, a vida das pessoas. 

 

No Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), a robótica é a grande aliada na geração de conhecimentos científicos e tecnológicos. Por meio da equipe de elite “I, Robot”, composta por alunos que apresentam alto rendimento, Boa Vista já recebeu uma série de prêmios e títulos em diversas competições, tanto locais, como também nacionais e internacionais. 

“PEQUENOS GÊNIOS” - Luciano Sampaio Júnior, de 14 anos, é um dos integrantes mais antigos e capitão da “I, Robot”. Em pouco mais de quatro anos fazendo parte da equipe, ele destacou que, além do conhecimento científico e tecnológico, o CCTI tem grande contribuição para o dia a dia. 

“O CCTI me ensinou muito sobre como trabalhar em equipe, dividindo bem as tarefas, tanto aqui no Centro, quanto na minha própria escola. Inclusive me ajudou muito em métodos de rotina e organização. Pretendo atuar na área de TI”, explicou. 

 O pai, Luciano Sampaio, disse que o filho, desde muito cedo foi destaque na escola e que, ao ingressar no CCTI, passou a demonstrar interesse na área, sem nenhum tipo de pressão. 

 “A atuação do Luciano nas atividades do Centro, que envolve muito trabalho em grupo, contribuiu no processo de interação com os familiares em geral. Acho importante a participação dele, tendo em vista a otimização do processo de aprendizagem do ensino regular e também faz com que os alunos despertem para área de pesquisa em diversas disciplinas”, disse. 

 Desde 2016, a robótica é desenvolvida no CCTI e em 2018 foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais. A implantação de mais esta ferramenta de ensino em sala de aula veio transformar o cotidiano dos estudantes de Boa Vista. 

 

PROGRAMA DE TALENTOS – Foi criado com o intuito de fomentar o surgimento de novas empresas de Tecnologia da Informação no município de Boa Vista, por meio da seleção de jovens profissionais talentosos, com o objetivo de conseguirem investimento para os seus negócios crescerem. 

Desde 2013, a prefeitura vem introduzindo a tecnologia nas escolas como ferramenta de aprendizagem, como tablets, lousas digitais, inserção da Robótica Educacional, do projeto Desbravadores Digitais e a criação do projeto BV-128. Agora na pandemia, o Educa Digital oportunizou novas metodologias de ensino aos profissionais por meio dos recursos digitais.